Agora, as ações relacionadas ao Covid-19 para gestantes terão protocolos diferentes.
Segundo o Ministério da Saúde, ações de combate da Covid-19 para gestantes terão protocolos específicos, entre eles estão: testes ao final da gravidez, ampliação na validade dos pedidos médicos para exames de pré-natais e afastamento do trabalho durante a pandemia.
No dia 05/08/2020, em reunião da Comissão de Enfrentamento da Covid-19, o Secretário do Ministério da Saúde, Sr. Raphael Parente, disse: “Na nossa determinação, que a gente colocou agora em portaria, toda gestante no final da gravidez será testada, isso foi pactuado com a Secretaria de Vigilância Sanitária, e haverá teste para essas pacientes”. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)
As gestantes têm risco 1,5 maior de internação em UTI com necessidade de ventilação mecânica em relação ao restante da população. Idas ao mercado e saídas para exercícios, que são liberadas a outras pessoas em isolamento, são desaconselhadas às gestantes. Nesse caso, o ideal seria apenas sair para exames e consultas de pré-natal.
Portanto, fiquem atentos as portarias e projetos de Lei que estão entrando em vigor ao longo da Pandemia. A Artuni, Frazatti e Bonini sempre está atenta as novas informações da Pandemia e sempre que possível deixamos os nossos clientes informados.
Thaís Salum Bonini
Sócia da Artuni, Frazatti e Bonini – Responsável pela área de Direito de Franquias