ERROS COMUNS AO TRANSFORMAR SUA EMPRESA EM FRANQUIA
Ao transformar sua empresa em uma franquia, deve-se ter atenção em alguns erros que são cometidos frequentemente por Franqueadoras. Aqui, falaremos dos equívocos mais comuns que podem ser evitados, garantindo a implantação de um modelo de franquia preparado para atender seus franqueados.
Iniciar uma empresa do zero já é algo difícil e arriscado, tendo em vista todas as incertezas que o empreendedorismo traz. Então, quando o assunto é formatar uma franquia também não é muito diferente. Sendo assim, confira a seguir quatro desses erros.
01) Não definir com cautela o perfil do franqueado
O Franqueado será quem tomará frente do negócio, por isso é importante que Franqueadora defina qual perfil ideal para o desenvolvimento de uma unidade franqueada. Após desenvolver o perfil, a Franqueadora deve colocar os requisitos que entende pertinentes na Circular de Oferta a fim de que o possível candidato analise seu enquadramento.
02) Definir uma Circular de Oferta pouco detalhada
A Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19) traz uma série de informações que devem constar neste documento. Por exemplo, balanço financeiro e histórico da franqueadora, direitos e deveres das partes e detalhes do negócio em si.
É através da COF que o candidato analisará as condições do negócio e toda estrutura que será oferecida, por isso se faz de suma importância que ela traga todas as informações de forma detalhada e em respeito à lei de franquias.
03) Não apresentar estudo de viabilidade financeiro e verídico
O estudo é essencial para projetar os números do negócio e prever o que poderá ocorrer com o investimento nos próximos anos. A partir dos dados revelados, é possível traçar estratégias para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.
É importante saber que o estudo deve sofrer alterações conforme a região que se pretender instalar a unidade franqueada, sendo importante a Franqueado estar sempre atualizada quanto a essas mudanças. Temos com exemplo a questão do aluguel que varia conforme região, impactando drasticamente no estudo.
04) Não contar com consultoria especializada
Uma consultoria especializada direciona melhor o processo de planejamento. Com ela, o empresário pode formatar a franquia de maneira mais eficiente e muitas vezes, até gastando menos, pois diminui os erros.
Muitas vezes, a empresa opta por apenas contratar aceleradora de vendas que fornecem os documentos necessários e impulsionam as vendas, no entanto, deve haver um cuidado, eis que o crescimento deve ser consoante ao desenvolvimento do negócio. Ou seja, a franqueadora deve ter capacidade de manter os padrões, know-how conforme haja seu crescimento.
Recomenda-se que a empresa busque aconselhamento jurídico especializado para garantir que o sistema de franquia a ser implantado atenda às suas necessidades e esteja em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, por isso, nosso escritório Artuni, Frazatti e Bonini Advogados está preparado e à disposição para prestar assessoria jurídica para as empresas que desejam expandir uma marca ou seu conceito de negócios.
Letícia Bassi – Advogada de Franquia