Você sabe quais foram as mudanças para os franqueados de shopping na pandemia?
Todos tiveram que se adaptar com a Pandemia, mais ainda os Franqueados de Shopping Center, pois além de pagamento de funcionários, contas de água, luz e telefone, ainda tinham a preocupação de um aluguel altíssimo, fundo de promoção e condomínio.
Sem conseguir vender o seu produto/serviço por determinação dos Governos, pois tiveram que fechar as portas dos Shoppings de forma abrupta, os lojistas/franqueados se viram obrigados a rever os contratos com o Shopping, os quais, na sua grande maioria, conseguiram chegar a um acordo bom para ambas as partes, diminuindo os valores por um prazo determinado.
Agora, com muitas cidades flexibilizando a quarentena e em muitos casos também já com data determinada para a abertura dos Shoppings, será que a revisão dos contratos por um curto período foi o suficiente? Em quanto tempo o Franqueado voltará faturar o que faturava antes da Pandemia, em apenas um mês?
Além, de toda a preocupação com os encargos do o Shopping, os Franqueados também têm obrigações com a Franquia, como pagamento de Royalties, Taxa de Marketing e Taxa de Propaganda, os quais também só foram negociados durante a Pandemia, voltando aos valores normais com a volta das atividades.
Então, quanto tempo esse Franqueado vai demorar para se recuperar? Ou melhor, quanto tempo as pessoas vão voltar normalmente a consumir dentro do Shoppings, sem medo de que a aglomeração possa ser um risco de contaminação?
São perguntas muitas vezes sem resposta certa, mas nessas horas precisa haver ajuda mútua entre as três ou mais partes desse negócio – Shopping, Franqueado e Franquia.
Para essas perguntas e tantas outras que possam estar incomodando o Franqueado é só entrar em contato ou deixar um post com as informações pertinentes que responderemos os questionamentos.
Leia também: O que mudou com a nova lei de franquia?
Thaís Salum Bonini
Sócia da Artuni, Frazatti e Bonini – Responsável pela área de Direito de Franquias